Alho Negro

por karen , em 17/11

Há poucos dias, ganhei um presente de uma pessoa querida que viajou comigo pra Turquia (Paula) que foi o alho negro, uma preciosidade, ´coisas da Paula` que está sempre antenada nas novidades gastronômicas e gosta de conhecer e experimentar, como nós.

É incrível o sabor adocicado (inesperado em um alho !) e a textura cremosa que ele adquire após algum tempo em estufa. Não é uma espécie diferente do que conhecemos e nem geneticamente modificada. Mas como assim ? Só mesmo a Marisa Ono, a produtora, pra nós contar.

É a última febre, novidade em São Paulo; saiu reportagem em todas as melhores revistas de gastronomia do país e está sendo usado por pouquíssimos chefes, por enquanto. Ainda vai dar o que falar . . .

No último encontro da Confraria que faço parte, na casa do Fernando Resende, levei o Alho Negro para meus confrades conhecerem e preparei uma falsa ´bruschetta` com ele. ´Falsa` porque refoguei os tomates e ao final, coloquei o alho; e depois de montada, salpiquei um pouco de parmesão.

Será uma das novidades/vedete do nosso cardápio de Natal.

Aguardem e experimentem !

Jantar Peruano

por karen , em 08/10

A Confraria do Sabor foi formada por ex-alunos (que viraram amigos) logo que encerramos um período de quase 12 anos de aulas de culinária.

Todo mês nos reunimos para um encontro regado de amizade e surpresas gastronômicas.

Como acabei de voltar de uma viagem ao Peru, resolvi executar,com ingredientes brasileiros, alguns pratos que saboreamos por lá.

Mona e Luiza, duas confrades, me acompanharam nesta viagem.

Que responsa heim !

                     

            

                     

                                        

Após quase 12 anos (descontando um tempo para o nascimento das minhas filhas) dando aulas de culinária aos queridos alunos da minha 1ª turma, além de trocarmos receitas e outras coisas, ficamos todos amigos. Terminado o ´período escolar` no ano passado, uma parte deles resolveu criar uma Confraria. Cada um reproduzindo e oferecendo receitas de família, da região que nasceu ou viveu na infância, de lugares por onde passou e sente saudades, enfim, reunindo-se com o próposito de dividir com os outros mais coisas. Me orgulho muito ver que coisas boas foram plantadas e não queremos deixar de cuidar.

Queridos confrades !

Agnes e eu oferecemos nosso blog para guardar sensações, receitas, fotos e momentos desta Confraria.

Sejam benvindos Denise, Stanley, Luiza, Mona, Gisèle, Fernando, Wilméia e Luiz Cláudio.

Aproveito e já deixo minha receita abaixo:

BAIÃO-DE-DOIS A MINHA MODA                               

Numa panela mais funda, clarear uma cebola picada em quantidade suficiente de manteiga de garrafa. Juntar uns 3 dentes de alho, meias-luas de linguiça calabresa, 1 pimenta dedo-de-moça inteira e misturar um pouco. Acrescentar 2 xícaras de feijão verde e água até cobrir. Cozinhar tampado por 10 minutos, juntar 1 xícara de arroz parboilizado, sal e mais 2 xícaras de água fervente. Quando a água secar, conferir se já está tudo cozido e acrescentar 600g de camarão médio (limpo, cru e temperado), 400g de charque desfiado e creme de leite o bastante para molhar a mistura. Deixar cozinhar uns minutinhos, misturar 200g de cubos de queijo coalho, esperar um pouco e conferir o sal. Servir imediatamente.



  • Casamento Ana Luiza e Marcelo
  • Aniversário ‘bossa nova’ no Ilustríssimo
  • Trend 5
  • Cardápio de encomendas para o Dia dos Pais
  • Casamento em casa, Elisa e André
  • Inauguração loja Mundo Verde
  • Nossa equipe
  • Pratos do Dia dos Namorados
  • Cardápio de encomendas para o Dia dos Namorados
  • Casamento em Tiradentes - 26/Maio