7 ideias de decoração de mesa para o Natal

decoração de mesa para o Natal

O Natal é uma das festas mais aguardadas do ano, porque é um momento que fazemos questão de reunir família e amigos para celebrar. As luzes, árvores e os cheirinhos das delícias vindas da cozinha nos fazem ficar ainda mais inspirados a entrar no clima e renovar as energias para o próximo ano.

Já pensou então em levar o espírito natalino para sua mesa de jantar? Fique por dentro das nossas dicas de decoração de mesa de natal e monte uma ceia inspiradora.

1. Trabalhe com as cores

Para decorar a sua mesa de Natal, a primeira dica é escolher as cores as serem trabalhadas. Se você quiser uma mesa bem clássica e sofisticada, vá de branco e dourado. Para uma mesa alegre e tradicional corra para o verde e vermelho. Se a ideia é brincar com os estilos, arrisque no verde e prata, uma combinação suave e chique.

DSC_0513 (2)

Agora se a sua vontade é romper com os padrões, que tal uma mesa bem colorida e tropical, a cara do Brasil? Você pode misturar cores quentes com enfeites artesanais e adicionar elementos culturais tradicionais da sua família. Vai ficar lindo!

decoração de mesa para o Natal

2. Dê um toque especial aos pratos

Os pratos de carne, como o tradicional peru, pernil ou leitão, ficam supercharmosos quando decorados com frutas frescas como maçã e uvas verdes. O abacaxi também é uma boa pedida, além de fazer uma combinação pra lá de saborosa.

queijos

Uma dica legal é usar as frutas picadas em cortes uniformes e geométricos, fica elegante e muito apetitoso!

WhatsApp Image 2018-11-19 at 15.16.25

3. Monte os seus arranjos natalinos

Para dar um ar de intimidade e aconchego, as velas são ótimas opções. E dá para fazer arranjos originais, práticos e que ficam uma verdadeira graça.

Que tal aproveitar alguns vidros bonitinhos que você tem em casa como castiçal? A mesa ficará elegante, simples e original.

aula-de-Natal-Karen-montagem01

Outra ideia legal é espalhar bolinhas de natal na paleta de cores escolhidas na mesa. Fica elegante e bem no clima!

DSC07155

4. Se jogue nas frutas natalinas  

Sim! As frutas são marcas registradas nas ceias de Natal, pois, além de deliciosas, ajudam a colorir e a compor a mesa.

Por isso, a dica é misturar frutas frescas como ameixas, damasco, uvas coloridas — e outras de sua preferência — com opções secas e montar arranjos para enfeitar os centros das mesas. Para dar um toque bem especial, você também pode espetar cravos no limão siciliano, fica lindo e cheiroso!

decoração de mesa para o Natal

WhatsApp Image 2018-11-19 at 15.11.12

5. Adicione um verdinho especial

O alecrim, além de ser um tempero delicioso, tem um aspecto simbólico natalino muito forte, uma vez que havia arbustos da planta próximo ao estábulo onde nasceu Jesus. Por isso, desde os tempos antigos, a planta é associada à alegria, a esperança e a confiança no futuro.

decoração de mesa para o Natal

Então, para deixar sua mesa ainda mais inspiradora, faça pequenas guirlandas de alecrim para enfeitar copos ou jarras. Amarrar alguns raminhos nos guardanapos também vai deixar a sua decoração de mesa de Natal super alto astral!

WhatsApp Image 2018-11-19 at 15.05.58

6. Aposte em vasilhames diferenciados

O grande charme para compor a mesa nesse caso é apostar em vasilhames bonitos e em um belo arranjo no centro. Os pratos, copos, taças e talheres podem ficar em um aparador, ao lado de um belo arranjo de flores.

WhatsApp Image 2018-11-19 at 14.51.11

Um jeito bacana de simplificar a ceia e deixar o clima mais descontraído é montar logo a mesa com todos os pratos da noite, esquecendo o momento solene na ceia.

WhatsApp Image 2018-11-19 at 15.21.54

Essa ideia é prática e deixa a mesa linda, já que todas as delícias ficam juntas, sem separação de entradas ou pratos principais.

decoração de mesa para o Natal

7. Busque inspiração no que te traz felicidade

Aqui no Bouquet Garni a nossa chef e artista plástica Agnes Farkasvolgyi adora buscar inspiração na história, na música e na arte para montar a cenografia dos eventos.

WhatsApp Image 2018-04-23 at 15.53.48

Você também pode resgatar algum elemento artístico para criar uma decoração original para sua ceia ou almoço natalino. Espia só a criação desse artista italiano do século XVI, Giuseppe Arcimboldo, e solte a sua imaginação!

decoração de mesa para o Natal

Vertumnus (detalhe) 1591 – Giuseppe Arcimboldo

E aí, gostou das dicas sobre decoração de mesa para o Natal? Se você está sem tempo  para preparar os pratos da ceia, confira a seleção do cardápio de Natal do Bouquet Garni e faça já a sua encomenda. Mas atenção, os pedidos podem ser feitos somente até o dia 17/12. Boas festas!

Cardápio de Natal

Deixe seu comentário:

Posts Relacionados