3 pratos típicos da culinária internacional para servir no Natal
Feriado cristão celebrado no mundo todo, o Natal é cheio de tradições e costumes que variam de acordo com a região e a gastronomia. Seu momento mais consagrado é durante a ceia, quando família e amigos se reúnem para fazer os votos de agradecimento e renovação e apreciar uma boa comida.
No post de hoje, separamos um menu completo para encher sua mesa com os aromas e sabores mais tradicionais da Europa direto para sua ceia do dia 24/12 ou almoço do dia 25/12 — todos disponíveis para encomenda no nosso cardápio de Natal. Confira!
Entrada: Salmão à moda gravlax – Países Nórdicos
Prato típico da culinária escandinava, o salmão gravlax é conhecido em quase todo território europeu. A origem do seu nome é algo como “salmão enterrado”, o que explica como essa receita nasceu: de pescadores que enterravam os peixes na praia para curar e conservar.
Como é um prato curado, seu preparo exige um tempo de “espera”. Mas vale cada momento, pois além de saudável, é extremamente leve e saboroso. O gravlax pode ser servido sozinho ou com torradas e creme azedo.
Prato principal: stinco de cordeiro – Itália/França/Espanha
Para já esclarecer, a carne de cordeiro é diferente da de carneiro. O carneiro é o animal adulto, e o cordeiro é o animal com até um ano de idade. Então, são sabores diferentes e com diferentes preparos. O prato não é muito comum aqui no Brasil, mas tem soberania no Natal em muitos países europeus.
Com o nome de stinco (na França chamam de jarret), esta parte do cordeiro é ótima para acompanhar uma massa. De origem italiana, o stinco, significa canela, podendo ser encontrado também o de vitela e o de javali. Para muitos chefs, o stinco representa o que há de melhor no cordeiro, sendo uma carne nobre, mais saborosa que o pernil, a paleta e o carré.
Sobremesa: rabanada – Portugal
A rabanada é um verdadeiro clássico em Portugal e tem uma legião de fãs não só no Brasil como no mundo todo. Conhecida também como fatia dourada ou fatia de parida, a rabanada é um doce natalino histórico. A receita é de preparo simples e pode ter diversos sabores, a gosto do freguês. Seu surgimento tem diversas versões, a mais comum é a de aproveitamento do pão amanhecido, alimento sagrado para muitas religiões.
A rabanada do Bouquet Garni é feita com caramelo salé (um caramelo salgado francês) e crocantes de castanhas. É de cair de amores de tão gostoso.
E aí, curtiu nosso menu de pratos típicos da culinária europeia para servir no Natal? Já sabe o que vai servir na sua ceia? Este ano, lançamos um cardápio especial de encomendas para o Natal, com os clássicos do bufê, em comemoração aos nossos 30 anos. Reserve o seu pedido e boas festas.