Cardápio de casamento: o que oferecer aos convidados?

Cardápio de casamento: o que oferecer aos convidados?

Vocês decidiram oferecer algo além da cerimônia de casamento, porque querem aproveitar mais os convidados que tão honrosamente vão prestigiar o seu grande dia, certo? E nessas horas a mais, uma coisa é certa: o momento pede um brinde e, claro, uma comida gostosa. Afinal, é sempre em torno de uma boa mesa que a gente celebra os melhores momentos da vida.

Se você não sabe como montar o cardápio de casamento, ou o que é preciso levar em consideração para decidir qual o serviço ideal para sua festa, fique tranquilo. Confira as nossas dicas e tire todas as suas dúvidas.

Para todas as necessidades e possibilidades

Não importa onde você está comemorando o seu grande dia, se é no salão mais chique da cidade ou no conforto do jardim da sua casa, a comida é um dos principais pontos de destaque de um casamento com recepção. E cardápio bom não precisa necessariamente ser um cardápio requintado. É possível surpreender os convidados com um menu simples, diferenciado e com a cara dos noivos!

Então, antes de ficar mirabolando mil e uma possibilidades de cardápio de casamento, é preciso levar em consideração dois itens: o estilo e o horário da celebração. Com essas informações em mente, é possível entender o grau de formalidade da sua festa e qual refeição cairá melhor com sua hora.

As opções mais comuns dos buffets para casamento são:

  • Brunch — um brunch é uma mistura de café da manhã com almoço, que deve começar antes das 12h. Servido mais tarde, este formato é chamado de lanche ou almoço informal, ou almoço tipo brunch. Ideal para casamentos descontraídos durante o dia.
  • Almoço — é semi-informal e pode ser ou não precedido de um coquetel. Ideal para casamentos entre 11 e 15 horas.
  • Coquetel — pode anteceder um almoço ou jantar e também pode ser servido sozinho. É um pouco mais informal.
  • Jantar — é um formato mais convencional e pede pratos mais elaborados. Acontece geralmente a partir das 19 horas.
  • Bolo com champagne — formato mais rápido, bacana e econômico de celebração, e pode ser feito em qualquer horário do dia. Chique e rápido, seu irmão mais novo é uma mesa de Hors d’oeuvre com sanduichinhos, champagne, docinhos e bolo — com mais ou menos duas horas e meia de duração.
  • Churrasco ou picnic  — formato descontraído geralmente ao ar livre. Um clássico que pode ter o seu lugar, especialmente em casamentos informais e despojados.
Cardápio de casamento: o que oferecer aos convidados?

Foto via Pinterest

Aconchegante, envolvente e emocionante

Se você quer propor algo diferente para seus convidados é preciso, além de um serviço de buffet que entenda as suas necessidades e personalize o cardápio, pensar na quantidade de convidados e no tamanho do espaço escolhido.

Isso porque alguns tipos de serviço exigem que haja mesas para todos, outros precisam de lugar para ilhas e aparadores de comidas.

Então, para que tudo fique aconchegante, envolvente e emocionante — sim, a comida serve também para despertar sentimentos! —, avalie o lugar em que você vai receber as pessoas e o tamanho da sua festa. Assim, é mais fácil fazer as escolhas certas e ter sua personalidade expressa no jantar de casamento.

Cta e-book

Expectativa X realidade no cardápio de casamento

Como já falamos em outra oportunidade, definir um orçamento é tarefa prioritária na organização de uma festa de casamento, e para o buffet não poderia ser diferente. Este item costuma ser um dos mais salgados na soma total dos gastos e o que mais causa arrependimento, já que muitos noivos escolhem tipos de buffet incompatíveis com o formato da festa.

Cardápio de casamento: o que oferecer aos convidados?

Foto via Pinterest

Entretanto, ele é um serviço essencial — e muito aguardado —, principalmente se você quer oferecer algo que vai encantar seus convidados. E, para isso, você não precisa necessariamente pagar uma fortuna. Eis o pulo do gato: com o orçamento, o local e o horário da sua festa definidos, escolher o cardápio se tornará uma tarefa mais simples, tanto para o buffet entender os seus desejos, quanto para os noivos e os convidados ficarem satisfeitos com a escolha.

E aí, deu para clarear as suas ideias e ajudar um pouquinho nas escolhas para seu cardápio de casamento? Já sabe qual o melhor formato para o seu estilo? Ainda ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco!

Deixe seu comentário:

Posts Relacionados