Checklist de casamento da noiva criativa

Casamento criativo checklist

Foto via Instagram / @waitingonmartha

Você acabou de tomar a decisão que pode mudar a sua vida radicalmente daqui pra frente e, depois de uma rápida pesquisa na internet, a cabeça ficou a mil, pois você não sabe nem por onde começar os preparativos? E mais: você não quer fazer um casamento comum, igual a todos os outros, e por isso imagina que vai ter ainda mais trabalho?

Se você respondeu sim a algumas das perguntas acima, o post de hoje é para você! O blog do Bouquet Garni preparou um checklist prático, simples e diferente: o checklist de casamento da noiva criativa, reunindo tudo o que você precisa saber antes de começar o seu projeto casamento diferente. Aproveite!

1º Decida o orçamento da festa

Não tem jeito, o primeiro passo para começar a decidir como tudo vai acontecer no seu grande dia é colocando na ponta do lápis o orçamento disponível. Nessa hora, leve em conta a renda do casal e a possível ajuda de terceiros (pais, avós, padrinhos, etc.).

Tenha em mente um montante a ser gasto para:

  1. A realização da cerimônia
  2. A recepção dos convidados
  3. O casamento civil
  4. A lua de mel

É com essa organização que será possível definir as prioridades, ou seja, o casal conseguirá pensar onde quer concentrar os esforços para fazer algo que seja a sua cara e, claro, dentro do seu limite.

Por exemplo, se não fazem questão de viajar depois do casamento ou se, para a noiva, o mais importante é estar deslumbrante na cerimônia, vocês conseguem definir melhor onde o dinheiro será mais bem investido. Certo?

Checklsit de casamento

Foto via Pinterest

2º Pense no tipo de casamento que você quer

Orçamento limite estabelecido? Hora de pensar no tipo de casamento que você quer. Há diversas formas de fazer a celebração de um matrimônio e, se você quer algo único e marcante, a dica para não ficar tão perdida é começar cortando as opções que não te agradam e não ter medo de ousar!

Então para definir como vocês querem que esse momento aconteça, leve em consideração:

  1. A época e o horário que vão casar (inverno, primavera, outono ou verão);
  2. Quem vocês querem que estejam por perto nesse momento (só os mais íntimos, pra geral curtir, só para a comunidade, etc.);
  3. Onde vocês querem casar e como vão fazer a cerimônia (igreja, fazenda, restaurante, praia, salão e onde mais acharem interessante casar!).

Perceba que há uma correlação entre um item e outro. Ou seja, para que o casamento aconteça em perfeita harmonia com as suas ideias e vontades, tudo precisa ser pensado: você quer oferecer um jantar ou coquetel? Casar no civil e na igreja? No frio ou calor? De véu ou All Star? Cabe todo mundo?

3º Na assessoria e nos entretenimentos

Checklist de casamento

Foto via Pinterest

A partir daí, é necessário pensar na assessoria que vai ajudá-los a colocar as suas ideias em prática e em todos os atrativos que acharem pertinente oferecer aos convidados.

Lembrando que nem tudo o que listamos a seguir precisa necessariamente fazer parte do seu grande dia.

Assim, temos:

  1. Cerimonial — suporte para auxiliar os noivos na organização do grande dia e nos preparativos, se desejar.
  2. Cerimônia — é a parte responsável por conduzir o cortejo. Na cerimônia você também decide se vai haver música, troca de alianças, padrinhos e madrinhas, pajens e daminhas, entre outras homenagens.
  3. Buffet — essencial para dar personalidade ao evento, o serviço de buffet que consegue captar a história e estilo do casal se destaca não só pela gastronomia.
  4. Música — se você quer fazer um casamento animado, a música é peça-chave. Lembre-se de levar em conta os estilos e gostos das duas famílias para que todos aproveitem bastante!
  5. Convites — os convites comunicam e convocam os convidados formalmente. Alguns casais também enviam o save the date meses antes.
  6. Decoração — desde a decisão das cores, passando pela montagem dos arranjos de flores, até chegar aos cantinhos personalizados. A decoração também pode fazer toda a diferença num casamento.
  7. Trajes — as roupas que os noivos vão vestir precisam ser planejadas com certa antecedência. Inclua aí a arrumação dos cabelos e a maquiagem.
  8. Fotógrafo — para que tudo que você mirabolar fique registrado e filmado para sempre, ter o apoio de uma equipe de fotógrafo é muito importante.

E aí, pronta para colocar a mão na massa e ir em busca do seu sonho de fazer um casamento diferente, lindo e marcante? Conte pra gente o que achou do nosso checklist de casamento e continue acompanhando o blog para novidades sobre o assunto.


Cta e-book

Deixe seu comentário:

Posts Relacionados