Dicas e ideias para escolher o tipo de serviço para o almoço de casamento

Almoço de casamento!

O almoço de casamento é uma ótima opção para casais que querem fazer uma celebração versátil durante o dia, tanto em um ambiente fechado quanto ao ar livre.

Mas muitas noivas acabam deixando este tipo de recepção de lado por achar esse formato muito simples, sem glamour, o que não é verdade. Pelo contrário, dependendo da escolha do cardápio e de como ele será servido, o almoço de casamento pode ser tão elegante quanto um jantar.

Quer fazer com que o almoço de casamento do seu grande dia seja surpreendente e inesquecível? Confira as nossas dicas e faça as escolhas certas!

Como será o casamento?

Antes de entrar em detalhes sobre as opções de serviço e o cardápio para o almoço de casamento, é preciso pensar primeiro onde e em qual horário ele será servido. O casamento acontecerá num sítio ou o almoço será servido em casa, só para os mais íntimos? A recepção será num salão de festas ou quem sabe até mesmo num restaurante?

Essas definições são importantes para entender o estilo do casamento e qual formato de almoço se adaptará melhor. Por exemplo, se a celebração começar um pouco mais cedo, pela manhã, o ideal é o formato ‘brunch’ que é a mistura de breakfast + lunch (café da manhã + almoço).

Almoço de casamento!

Piquenique indoor do @Vamos Receber

Tipos de serviço para almoço de casamento

Geralmente, os almoços de casamento acontecem entre 11 e 15 horas e pode ou não ser precedido de um coquetel — opção interessante para que os convidados não fiquem com muita fome antes da refeição principal. A seguir, selecionamos os serviços mais comuns em casamentos:

Americano ou bufê self-service

Opção mais informal, nesta modalidade os convidados se servem nas ilhas e podem comer inclusive de pé, a critério da escolha dos noivos. Para acomodarem melhor os convidados, pode ser interessante disponibilizar um espaço mais descontraído com cadeiras e pufes.

Franco-americano (tradicional)

Aqui os convidados se servem nas ilhas e comem em mesas. É a opção mais adotada em almoços de casamento mais despojados, já que é um serviço prático.

Se o almoço não for servido imediatamente na chegada dos convidados, é importante oferecer opções de entradas, seja em mesas de antepasto ou com petiscos volantes, evitando assim formar aquelas filas grandes de pessoas — famintas! — querendo se servir quando o almoço estiver disponível.

Almoço de casamento!

Foto via Pinterest

À francesa

Nesse tipo de serviço, que é bastante formal, os convidados são servidos em suas mesas — já montadas com pratos, talheres e copos — pelos garçons e cada um escolhe o que deseja comer, de acordo com o que for oferecido. É importante dizer que aqui os convidados almoçam todos ao mesmo tempo.

À inglesa ou serviço de bistrô

Nesta opção, as mesas são montadas como no serviço à francesa, mas os convidados escolhem, através de um cardápio definido pelos noivos, o que desejam comer, no horário que quiserem. Funciona como em um restaurante: o prato chega montado e lindo!

Os noivos que optam por esse serviço podem oferecer um menu personalizado para cada convidado, contando um pouquinho da sua história e do que prepararam para esse cardápio.

Variação para gourmets: menu de degustação

Um misto de serviço à francesa e bistrô, no menu de degustação, são servidos de 3 a 10 pequenos pratos montados em uma sequência específica para todos os convidados ao mesmo tempo.

Em ilhas com finalização ao vivo

É como um serviço americano, só que os pratos são finalizados na frente dos convidados, ao vivo. Geralmente é usado para servir pratos que não podem ficar expostos porque perdem a qualidade (tempo de cozimento) como massas e risotos.

Almoço de casamento!

Nossa chef Agnes Farkasvölgyi preparando o jantar de gala ao vivo para os convidados

Então, como escolher o cardápio?

Como falamos, não é porque o casamento vai servir um almoço que ele perderá o glamour ou se tornará algo simples demais. O nível de formalidade do almoço de casamento pode se dar tanto pelo cardápio quanto pelo tipo de serviço de bufê.

Por isso, a seguir, separamos dicas com opções de pratos que podem agradar desde os casais que querem algo mais informal até os que querem impressionar com comidas sofisticadas.

Entrada

Para os casamentos ao ar livre e descontraídos, as saladas e os alimentos crus ou marinados são as melhores opções de entradas para o almoço, pois, além de saborosos e leves, são coloridos e festivos.

Você pode também optar por uma mesa de antepastos — frios, queijos, pães, pequenos sanduíches, frutas. Ou ainda servir um minicoquetel volante. Se quiser um serviço mais charmoso, pode optar por usar carrinhos para levar pequenas entradas até seus convidados.

Almoço de casamento!

Bruschettas de tomatinhos do Bouquet Garni

Prato principal

Para a escolha do prato principal, o ideal é que existam pelo menos duas opções, geralmente uma vegetariana e outra com alguma proteína animal. Dessa forma, a chance de agradar mais pessoas é muito maior. Veja algumas opções:

Massas & risotos: são pratos bem democráticos, pois além de agradar a maioria, eles combinam com uma infinidade de molhos e carnes. Mas, atenção: eles devem necessariamente ser finalizados na hora. Massas secas (tagliatelli, penne, espaguete) ou recheadas (raviollis, tortellis, entre outras) são ótimas opções para um almoço de casamento. Elas podem vir acompanhadas de vários tipos de molho com ou sem proteína.

Proteínas: as carnes são o destaque do almoço. Em geral, e se for possível, é bacana oferecer uma opção de carne vermelha e outra de carne branca. Para as carnes vermelhas, há os que apostam nos clássicos, como filé mignon, mas hoje temos à disposição inúmeros outros cortes de boi que são sensacionais. Existem ainda as opções de cordeiro, porco ou pato que fazem parte das possibilidades de carne vermelha. Das brancas, você pode escolher desde uma ave (frango, peru) até frutos do mar (camarões lagosta, polvo etc…). O mais convencional é servir um peixe que seja de agrado dos noivos.

Complementos: para complementar o almoço, o bufê pode disponibilizar ainda arrozes, purês, vegetais, suflês, cuscuzes, farofa e muitas outras opções.

Sobremesa

Os doces são sempre um sucesso em casamentos. Se você não abre mão da tradicional mesa com docinhos, não tem problema. Você pode manter os doces e ainda complementar o cardápio com outras sobremesas incríveis e a seu gosto.

E então, pronta para escolher o serviço para o almoço do seu casamento? Curtiu nossas dicas? Comente a sua opinião com a gente e continue acompanhando o blog!

Almoço de casamento!

Deixe seu comentário:

Almoço ou jantar de casamento: tire suas dúvidas - Bouquet Garni - 10 ago 2017 - 19:12

[…] + Dicas e ideias para escolher o tipo de serviço para o almoço de casamento […]

Bufê de casamento: o que servir de entrada? - Bouquet Garni - 21 jul 2017 - 11:02

[…] do estilo e do formato do seu casamento, a escolha do tipo de serviço do bufê oferecido é sempre um ponto de atenção. Dentro das as possibilidades existentes, a dúvida do que servir […]

5 dicas importantes para escolher o bufê de casamento - Bouquet Garni - 06 fev 2017 - 12:01

[…] Hoje em dia, existem formatos de casamento para todos os gostos, variando de acordo com lugar, orçamento, horário e desejo dos noivos. Sendo assim, há também diferentes opções de bufê de casamento, como já falamos aqui em outra oportunidade. […]

Posts Relacionados