Preparativos para o casamento: por onde começar?

Foto via Pinterest

Foto via Pinterest

Depois de encontrar a sua cara metade e dizer “sim” ao pedido mais romântico de todos, vocês decidiram que não querem passar esse momento tão especial e importante sem uma celebração? E ainda, que não querem fazer algo apenas para formalizar a união, mas sim reunir as pessoas que amam para festejar o momento de forma única e inesquecível?

Muito bem! Então, antes de começar os preparativos para o casamento, o blog do Bouquet Garni separou algumas dicas importantes! Acompanhe:

Se preparando financeiramente

Por mais singela que a sua ideia seja, toda comemoração precisa ter um planejamento por trás. “Ah, mas a gente não quer nada muito glamouroso, grande ou clássico.” Não importa, independentemente do tamanho e tipo de cerimônia, é preciso que o casal coloque na ponta do lápis, antes decidir qualquer coisa, o orçamento disponível para o casamento.

Conversem com os familiares dispostos a ajudar — e não contem com ninguém sem ter a certeza da contribuição. Além disso, o mês e o ano que vocês escolherem contam muito para o planejamento financeiro. E quando o dinheiro é bem administrado, fica muito mais fácil caber tudo que você sonhou no orçamento, certo?

Preparativos para o casamento

Foto via Pinterest

Escolhendo o grande dia

Ao ter em mente que vão precisar do tempo até a cerimônia para se planejarem financeiramente, vocês podem pensar numa data mais adequada para se casarem. E não deixe a ansiedade falar mais alto. Acredite, após bater o martelo, o tempo vai passar rapidinho.

O mês mais querido pelas noivas é maio, por causa da tradição. Mas não se apegue, qualquer mês pode ser o mês do seu casamento! Muitos preferem as estações mais frias para que o ambiente fique mais aconchegante, porém, isso pode variar de acordo com o estilo e local do seu casamento. Se você quer fazer algo mais informal, o verão pode ser inclusive a melhor pedida. Aliás, nos meses mais atípicos, como dezembro e janeiro, os preços de alguns serviços costumam ter um custo-benefício melhor.

Montando a lista de convidados

Entre os preparativos para o casamento, está a contratação de alguns serviços primordiais, como a locação do lugar para a cerimônia e recepção, cerimonial, buffet, fotógrafo, entre outros, até mesmo para assegurar a data que você escolheu, certo?

Entretanto, antes de tomar algumas decisões, sente com o seu parceiro para definir um ponto importantíssimo: a lista de convidados. Não será uma tarefa muito simples, mas é necessário que vocês estipulem pelo menos uma quantidade média de pessoas presentes, o que varia de acordo com o estilo da festa — se será um mini wedding, um coquetel, somente cerimônia religiosa, civil, etc.

Lembre-se de contar com a quebra de convidados da lista que não comparecem, que costuma ser entre 20% e 25% — podendo ser maior dependendo do local e da data escolhidos.

decoracao-de-casamento-mesa-de-bolo-rustica

Foto via Pinterest

Preparativos para o casamento: escolhendo os melhores serviços

Definida a quantidade de pessoas e feita uma prévia de quem vocês chamarão, é hora de definir as prioridades do seu casamento, até mesmo para saber com quais fornecedores vocês poderão contar.

Será preciso anotar tudo que querem fazer no casamento — não se esqueçam de nada, nem dos pequenos detalhes! A gente já fez um checklist que pode ajudar vocês a clarear as suas ideias. Depois, coloquem uma nota de 0 a 5, analisando item por item, de acordo com o grau de importância que considerarem.

Os próximos a nota 5 significam que merecem mais atenção, portanto são difíceis de economizar. E os próximos a 0 podem ser repensados.

Ao definir essas prioridades, vocês conseguirão ter um norte melhor nos preparativos para o casamento: quem contratar, quais são os melhores serviços, de acordo com as suas necessidades, desejos e, claro, de acordo com o seu orçamento.

Se você gostou das nossas dicas, comenta com a gente como estão os seus preparativos para o casamento. Até a próxima!

Cta e-book

Deixe seu comentário:

Posts Relacionados