Receita: empadão de frango com catupiry da vovó Judith

receita-empadao-de-frango-com-catupiry

Em 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós e, para comemorar a data especial, nossa chef Agnes Farkasvolgyi visitou seu livro de receitas de família e escolheu um prato que é a cara da sua avó, Dona Judith.

“Desde que eu me entendo por gente, todo domingo tinha empadão na casa da minha avó. Por isso, escolhi essa receita para fazer uma homenagem”, conta Agnes. Papel e caneta na mão? Então vamos ao passo a passo do empadão de frango com catupiry da vovó Judith, que serve entre cerca de dez porções!

Ingredientes

Massa: 3 xícaras de farinha de trigo
1 ½ xícara de manteiga sem sal
Água pra dar ponto
1 colher de sopa de sal
Recheio: 1 frango caipira em pedaços
Páprica, sal e pimenta
1 colher de sopa de gengibre, 1 colher de sopa de alho, 1 colher de sopa de cebola roxa picadinha
1 lata de tomates pelati picado
1 caixa de queijo catupiry picado
3 colheres de sopa de misturinha de manteiga e farinha de trigo
1 colher de sopa de salsinha picadas

Modo de preparo

Massa: misture todos os ingredientes com as pontas dos dedos, embrulhe em um plástico de deixe descansar por 2 horas na geladeira.

Recheio: refogue a cebola e o alho na manteiga e deixar amolecer. Junte os pedaços do frango temperado com páprica, sal e pimenta. Aos poucos, vá apertando o frango (pingando água) a fim de formar um caldo bem grosso – esse processo deve levar cerca de 1 hora e meia.

Refogue o gengibre no azeite. Junte o frango desfiado com o caldo. Depois os tomates pelati. Amasse-os e incorpore o catupiry e a salsinha. Engrosse se necessário, com a misture de farinha e manteiga. Abra metade da massa em uma assadeira de 24 cm de diâmetro, fundo falso. Cubra com o recheio morno e tampe com a outra metade fazendo desenhos com as rebarbas. Pincele com uma misturinha de gema e pitada de café . Faça um furinho no meio da massa e asse por 30 minutos ou até ficar bem dourada.

Sirva com saladinha verde!

Deixe seu comentário:

poxa e paprikas csirke nao tinha ??? - 24 out 2017 - 19:09

paprikas csirke nao tinha ??

Posts Relacionados